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consumo de áudio

O crescimento do consumo de áudios em 2021 e porque você deve apostar nessa estratégia!

Tempo de leitura: 3 minutos

O consumo de mídias está em constante transformação no mundo. Cada vez mais as pessoas estão dedicando menos tempo para consumir exclusivamente uma única mídia ou conteúdo que demande atenção total. Por isso, estamos em uma época de transição do consumo de vídeos para o consumo de áudios. Ou seja, já demos os primeiros passos para entrada nessa nova era.

Se você tem alguma dúvida quanto a isso, vamos aos dados. Hoje, o consumo de podcasts, músicas e notícias em formato de áudio já alcança 30% de usuários únicos da internet no Brasil  e mais de 80% do consumo de áudio é feito por dispositivos móveis, correspondendo a 30.8 Milhões de usuários e 12.9 bilhões de minutos consumidos por mês. Além disso, representa um gasto médio de 7 horas em plataformas de áudio pelo celular ao longo do mês.

Numero de assinantes só cresce

A busca por conteúdos em áudio está cada vez mais alta. O número de assinantes de serviços de streaming como Spotify, Deezer e Amazon Music não para de crescer. O crescimento é explicado pelo formato que permite ao usuário consumir conteúdos e ainda assim poder continuar desenvolvendo alguma atividade. Como por exemplo: dirigir, trabalhar, realizar tarefas domésticas etc.

Em março de 2020, Rohan Seth, um ex-funcionário da gigante Google e Paul Davison, empresário do Vale do Silício, criaram o ClubHouse, voltada exclusivamente ao consumo de áudio. Em menos de um ano, já ficou extremamente conhecida por reunir gigantes como Elon Musk e Drake. Mas também por ser uma rede social voltada para conversas em tempo real e muitas vezes com referências e ídolos internacionais.

Facebook de olho

O Facebook planeja lançar, em breve, um aplicativo com o modelo de funcionamento bem parecido ao ClubHouse (que bonito hein tio Zuck). Portanto, isso mostra como é importante estarmos atentos aos meios por onde podemos produzir conteúdo para nossas marcas e mais importante ainda, como podemos estar mais presentes na vida de nosso público.

O formato de áudio foi tão aceito e difundido que foram criados até canais de Youtube, exclusivamente, para produção de podcasts, como o Flow Podcast. Atualmente, é o maior canal de podcast dentro da plataforma e tem milhões de visualizações. Até parece contraditório por se tratar de uma plataforma conhecida por vídeos. Contudo, por ser um conteúdo que não necessariamente precisa da atenção ininterrupta do usuário, torna-se uma ótima alternativa de consumo para pessoas que não podem ou não querem assinar plataformas como o Spotify.

Agora você sabe que o consumo de áudios cada vez mais cresce, já produz conteúdos nesse formato? Sabe como aplicar esse formato em uma estratégia de marketing para sua marca? Nós podemos te ajudar! 

Mas, lembre-se também de continuar produzindo conteúdos em outros formatos. Como por exemplo, posts blog, e-books e infográficos etc. Dessa forma, sua estratégia de Marketing de Conteúdo será mais eficiente, pois agradará mais públicos.

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