Quais são as responsabilidades do cliente e da agência?

Tempo de leitura: 3 minutos

  • Briefing – ok.
  • Reunião de Brainstorming – ok
  • Campanha rolando – ok. 
  • Mas, e os resultados?

Quando você precisa contratar uma agência de marketing, deve levar em conta inúmeros fatores, não é mesmo? Um deles, com certeza, são os cases daquela agência em questão. Mas você sabia que para obter os melhores resultados de uma campanha é preciso que a agência e o cliente sejam parceiros e andem lado a lado diariamente? Não é só deixar na mão da agência, ein!

E as responsabilidades?

É fato que os profissionais sabem o que é melhor para o seu negócio em termos de comunicação. Contudo, também é fato que ninguém conhece melhor sua empresa do que você mesmo e seus funcionários. Por isso, a agência precisa estar conectada diariamente com o setor responsável do seu negócio, que deve separar um tempo todos os dias para fornecer as informações que são necessárias. Dessa forma, as postagens e campanhas podem seguir a sua  programação.

Além disso, é de responsabilidade da empresa fornecer a agência diariamente as respostas das seguintes perguntas:

  • O que queremos que nosso cliente saiba?
  • Como queremos que nosso cliente saiba disso?
  • Até quando meu cliente precisa saber disso?
  • Isso poderá gerar resultados negativos para o meu negócio? Quais?

Com essa conversa iniciada, a agência fica responsável por fornecer o material preciso para o seu negócio. Assim, consegue responder também algumas perguntas que surgem na cabeça do setor responsável, tais como:

  • Essa comunicação é coerente com a comunicação do negócio?
  • Isso irá interromper a programação prevista da agência?
  • A agência precisa de quanto tempo mínimo para elaborar o pedido?
  • Quais são os possíveis resultados que isso gerará para o negócio?

Essas perguntas e respostas irão deixar a conversa entre Cliente e Agência mais rápida e sem surpresas no final da campanha. Além disso, evita que entendimentos contrários aconteçam e o prazo pro pedido do cliente acabe atrasando.

Lembre-se que se você possui um negócio, só tem uma agência, mas sua agência possui vários clientes de segmentos diferentes. Por isso, entenda que o tempo e o cronograma deles é diferente do seu. Seja pontual e resolva o que precisar por telefone.

A agência e os Empreendedores precisam ser amigos e trabalharem em conjunto para que a comunicação esteja sempre agindo de forma coerente e que dê resultados positivos, obtendo um retorno sob o investimento.


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