Tempo de leitura: 4 minutos
Ainda existem pessoas que acham as redes sociais apenas mais um canal de vendas. Porém, é importante ter consciência que elas vão muito além do que ser apenas uma vitrine.. O Instagram pode ser um ótimo aliado na hora de expandir o reconhecimento do seu negócio. A fim de te ajudar a não cometer erros no seu Instagram, trouxemos uma lista com alguns que devem ser evitados. Confira abaixo:
1- Não manter a identidade visual da sua marca
A identidade visual da sua marca, como o próprio nome diz, é o que identifica a sua marca. Ou seja, como ela será reconhecida pelo público. Mantê-la no seu Instagram fará toda diferença para o seu negócio, use e abuse da sua paleta de cores em seu Feed, mantenha uma linha de raciocínio em seus posts. Além disso, use a sua tipografia, as fontes fazem toda a diferença na mensagem de uma publicação.
Uma vez que você sustentar o uso da sua identidade visual nas suas postagens, os seus posts serão reconhecidos de forma fácil pelo público. Já pensou os posts da sua marca sendo identificados apenas pela cor? Portanto, não a deixe de lado para usar apenas em materiais da sua marca, aplica em suas redes sociais também.
2- Não saber conversar com a sua persona
Saber conversar com a sua persona é tão importante quanto estar nos meios de comunicação corretos. Quando estamos criando conteúdo é extremamente necessário abordar de maneira correta as pessoas que gostaríamos de nos relacionar. Ter em mente que devemos saber como agir, escrever e falar é imprescindível, uma vez que não podemos falar com um CEO da mesma maneira que falaremos como um velho amigo ou parente.
Procure entender quem é a sua persona, quais são as dores dela, de qual maneira a sua marca pode ajudar essa persona e como é a melhor forma de se relacionar com ela.
3- Não investir na qualidade do seu conteúdo
Ter um conteúdo de qualidade é muito importante para o seu negócio. O uso dessa estratégia tem que ser pensada, seja para conquistar novos clientes ou para ser reconhecido como autoridade em sua área de atuação. Afinal, a produção de um conteúdo de qualidade pode ser a chave para que seus posts transmitam mensagens certeiras para seus prospects.
O conteúdo quando bem produzido irá usar e abusar de cores, formatos, estilos e todos os recursos possíveis que a plataforma oferece. Além de buscar alinhar esses estilos com textos certeiros para que seu Instagram se torne uma referência dentro do seu nicho de atuação. O crescimento digital de grandes marcas como a Coca-Cola reforça a importância de ter um conteúdo bem produzido e alinhado a uma estratégia. Dessa forma, não vamos apenas postar por postar. Afinal, você não quer ser apenas mais um no meio de tantos, certo?
4- Não ter um calendário de postagens bem definido
Sem um calendário editorial, você pode acabar perdendo constância, algo muito importante para o Instagram. A constância é uma das formas de usar o algoritmo a seu favor. Além disso, você pode acabar deixando passar datas especiais e comemorativas, o que é uma maneira muito boa de abordar outros assuntos no seu Instagram que não seja só o seu negócio.
Um calendário editorial querendo ou não é um planejamento e todos nós sabemos a importância de manter suas tarefas organizadas. Com ele você pode estruturar suas estratégias e ainda manter seu feed organizado.
5- Não ter uma bio clara e organizada
A Bio do seu Instagram é a famosa primeira impressão e como dizem “a primeira impressão é a que fica”. Então, não hesite em deixá-la de qualquer jeito, mas também não exagere, ali estão as principais informações.
No link, você pode apostar em agregadores de links com landing pages elaboradas e colocar seu catálogo, site, orçamento etc. Ou seja, algo importante para o seu público, dependendo do seu nicho.
Agora que você já sabe todos os erros no seu Instagram que deve evitar, compartilhe esse post com alguém que você sabe que pode precisar.