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Identidade Visual

Marca, Identidade Visual e Branding: Entenda a diferença

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe a diferença entre Marca, Identidade Visual e Branding? Esses três conceitos podem causar dúvida quanto aos seus significados, mas por mais que exista uma relação entre eles, marca, identidade visual e branding têm definições completamente diferentes. Nesse post, vamos explicar um pouco mais sobre cada um para que você não tenha mais dúvidas.

Marca

A marca no mundo do design é essencialmente a logo e todas as suas variações. Com base nas características de uma logo já podemos saber mais sobre a marca. Existem logos que passam ousadia, outras que passam modernidade e até a imagem de uma marca tradicional ou conservadora.

Mas, uma marca também é a união de todos os sentimentos que o seu público teve através de suas experiências com o produto e/ou serviço oferecido. Por saber que cada pessoa é diferente e a partir disso é possível ter várias percepções distintas sobre ela, é nesse ponto que se percebe a importância de um branding. Uma vez que você não tem controle sobre como sua marca será reconhecida. Então, você precisa se destacar da concorrência, proporcionando a melhor experiência.

Identidade Visual

A identidade visual é a união de todos os elementos gráficos de uma marca e tem como objetivo transmitir às pessoas diversos aspectos relacionados a ela como propósito, ideia, valores etc. Basicamente, é a forma como a personalidade da marca é representada visualmente.

Muito mais do que apenas a aplicação da logo em materiais, um bom trabalho de identidade visual proporciona o reconhecimento da marca de maneira fácil. Isso pode ser exemplificado através da Mastercard que ultimamente retirou o próprio nome da sua logo e assim, ficaram apenas os dois círculos representando a marca.

Branding

O branding tem como definição “Gestão de Marca”, mas garantimos que é muito além disso. Tem muita relação com a gestão, mas também é a essência da empresa. Diferentemente dos conceitos acima, que são criados pela empresa, o branding é como a marca quer ser vista pela sociedade. Ou seja, não é a imagem que ela criou dela própria, mas a imagem que o público irá criar dela a partir dessa gestão.

Estamos vivendo em um momento em que o “Branding” está em alta, mas se você pensa que toda essa percepção sobre sua importância por parte das grandes empresas veio somente agora vamos refletir um pouquinho. Você acha que uma marca como a Nike começou a trabalhar em cima do “Just do It” somente nos últimos anos? Você não acha mais provável que tenha sido há bastante tempo?

Essa estratégia não é nada imediata, pois requer planejamento, constância e muita paciência. É um processo em que você não verá efeitos a curto prazo, mas a longo prazo será possível observar o quanto essa gestão trouxe consequências benéficas e duradouras para a sua marca.

Ou seja, podemos dizer que você precisa executar um ótimo trabalho em todos esses três temas. Eles funcionam como uma engrenagem e se complementam para que sua marca alcance os melhores resultados. 

Agora que você já entendeu melhor sobre esses conceitos, vamos aplicá-los e fazer com que sua marca seja referência?

*Post feito em parceria com a Mind.MKT

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