7 dicas para criar uma boa Newsletter

7 dicas para criar uma boa Newsletter

O E-mail Marketing é uma das estratégias mais usadas pelas empresas. Uma das principais ferramentas é a Newsletter, em que é possível enviar conteúdo relevante, promoções e novidades para clientes. O Bulldesk, nosso parceiro e especialista no assunto, dá 7 dicas essenciais para criar uma boa Newsletter:

1 – Avalie a Relevância

O primeiro passo é avaliar se o Newsletter vai valer a pena, ou seja as razões para a criação do conteúdo. Além disso, você precisa definir os objetivos, que podem ser gerar leads, qualificar leads, fechar negócios e reter clientes. Por isso, se atente para não criar algo à toa.

2 – Escolha bem o assunto e o remetente

Esse ponto é de extrema importância! Primeiramente, se deve atentar ao assunto do e-mail, pois ele influencia muito na taxa de abertura. Dessa maneira, o assunto deve ser sucinto, objetivo e relevante.

3 – Deixe a leitura dinâmica

Escreva o texto de uma forma que a leitura seja simples e intuitiva. Desse modo, aumentam as chances da pessoa ler todo o conteúdo que você preparou. Nesse sentido, deve ser evitado textos mais longos, colocando apenas um resumo e linkando para caso o remetente queira saber mais do assunto. Só para ter uma ideia, o número de caracteres exibidos em média em dispositivos móveis  é de 35, enquanto no Desktop é, em média, de 70 caracteres

4 – Crie um layout simples

A regra do simples e intuitivo também vale para o layout, pois ele contribui para uma leitura mais dinâmica. Templates muito complexos prejudicam na hora da renderização e podem causar a quebra do layout, afetando diretamente nos seus resultados.

5 – Atente para o uso de imagens

O uso de imagens na newsletter nem sempre é a melhor escolha, uma vez que a maioria dos serviços de e-mail bloqueia a exibição deste tipo de arquivo. Dessa forma, o usuário precisa clicar em uma autorização para ver o conteúdo completo. E essa simples ação pode prejudicar a sua estratégia.

Para solucionar o problema, temos algumas opções: A primeira é configurar o texto alternativo da imagem, pois vai ser o que vai aparecer antes da foto ser carregada. A outra alternativa é garantir que a imagem esteja no seu próprio servidor. Mas deve se atentar aos serviços gratuitos de hospedagem de imagens, pois eles são usados por muitos spammers, reduzindo a confiabilidade.

6 – Teste, teste e teste muito

Com o seu Newsletter pronto, é necessário testar antes de disparar para os seus contatos. Envie para você mesmo ou colaboradores da empresa. Além de mandar para diversos servidores de e-mail. Com essa prática, será possível saber como está a exibição do seu conteúdo.

7 – Avalie os resultados

Por fim, as avaliações dos resultados. Deve se atentar para a taxa de abertura e cliques no links, com isso você consegue ter a noção dos melhores horários para envios e os conteúdos que tiveram mais interesse do público. Além disso, esses indicadores ajudam a otimizar a estratégia, e aumentar o ROI (Return of Investiment).

Gostou das dicas? Você pode conferir o texto completo do Bulldesk, clicando aqui. Aproveite e confira também outros conteúdos, conhecimento nunca é demais. Boa leitura!

Tags: , ,