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dialogar com o público-alvo

Como dialogar com seu público-alvo de forma certeira

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando estamos criando conteúdo sempre queremos produzir imagens, textos e artes que se conectem da melhor maneira possível com o nosso público-alvo. Mas, nós sabemos que nem sempre conseguimos acertar nossa comunicação. Então, pensando nesse contexto nós reunimos 5 dicas sobre como dialogar de forma certeira com seu público-alvo.

1. Saiba quem é o seu público-alvo

Em primeiro lugar, uma das melhores maneiras de atingir seu público-alvo é saber exatamente quem eles são. Nesse sentido, você deve entender claramente seu valor, características, objetivos, preferências e comportamentos. Dessa forma, é possível determinar o conteúdo de seu consumo.

2. Escolha a linguagem correta

Assim como é preciso saber com quem falar, também é fundamental saber falar com essas pessoas. Se meu público-alvo são adolescentes, não use uma linguagem extremamente formal para contatá-los. Portanto, não seria capaz de atrair atenção e entender suas expectativas em relação ao meu negócio. Minha opção é encontrar uma linguagem simples e objetiva, e até permitir que algumas linguagens sejam usadas. Dessa forma, minha empresa ficará mais próxima do meu público e poderá construir conversas melhores e mais eficazes, o que me trará resultados mais positivos.

3. Identifique o momento do cliente na jornada de compra

Todo cliente potencial precisa passar por um ciclo para concluir a compra. O conteúdo direcionado possui várias etapas. Uma das estratégias mais importantes é desenvolver um conteúdo adequado para cada objetivo.

Na fase de aprendizado e descoberta, deve-se gerar um conteúdo que desperte o interesse dos clientes pelo problema a ser resolvido. Na etapa de identificação do problema, os clientes precisam indicar o conteúdo das possíveis soluções para seus problemas de uma forma mais geral. Ao considerar uma solução, o conteúdo deve ser claro sobre a experiência de sua marca na solução desse problema específico. Por fim, quando o cliente chega à fase de decisão de compra, o conteúdo deve ser claro e justificar a experiência anunciada anteriormente. 

4. Utilize os canais de comunicação

A comunicação não é apenas uma conversa direta com os clientes. É importante usar canais para divulgar a marca, visão, produtos ou serviços da empresa.

Existem muitas possibilidades para isso, como anúncios em jornais, revistas, rádio e televisão, além de folhetos e outdoors. Mas com o advento da Internet, surgiram novos meios de comunicação, mais econômicos do que as opções tradicionais. As redes sociais permitem conversas mais próximas com as pessoas e um público maior. Um site é um excelente mecanismo para apresentar uma empresa. Além disso, um blog é uma ferramenta para usar conteúdo de alta qualidade.

5. Ofereça a solução

Sua empresa e seus produtos ou serviços podem atender às necessidades dos clientes. O conteúdo que você está prestes a produzir não é diferente. Responda perguntas, resolva problemas e forneça soluções melhores do que os concorrentes. Seu conteúdo pode ser encontrado em buscadores ou compartilhado nas redes sociais. Portanto, o foco nem sempre está em seus produtos ou serviços, mas nas soluções que você oferece.

Por fim, o objetivo de atingir o seu público-alvo é atrair mais pessoas para ver sua empresa como uma autoridade no assunto, o que é uma fonte confiável de informações específicas do setor. Ou seja, quanto mais pessoas virem sua marca como líder de nicho de mercado, mais provável é que esses consumidores de conteúdo também se tornem consumidores de seus produtos ou serviços.

6. Pesquisa e acompanhamento de métricas

Apenas criar uma persona uma vez e usá-la para sempre não é suficiente. A empresa deve realizar inspeções regulares para manter o perfil sempre atualizado e atender aos objetivos da organização. Com isso, esse processo é normal, afinal o mundo está mudando e as pessoas mudam a cada dia. Desse modo, é fundamental que se faça pesquisas contínuas dentro da empresa e com os consumidores.

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