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E-mail marketing

O poder do E-mail marketing e porque não comprar listas

Tempo de leitura: 7 minutos

Com o constante avanço da tecnologia o acesso às informações, notícias e dados estão cada vez mais presentes em diversas plataformas.  Assim,  muitas pessoas acabam pensando que o e-mail marketing está morrendo, porém estamos aqui hoje para te dizer que não, o E-mail marketing não morreu. Apesar do rápido desenvolvimento da tecnologia de marketing e da crescente popularidade das mídias sociais, o marketing por e-mail ainda segue ativo e saudável.

Antes de tudo, o que é o E-mail Marketing?

Inicialmente, o E-mail foi entendido como a versão eletrônica da carta. Ray Tomlinson foi a pessoa que o inventou em 1971. Em entrevista à The Verge, ele disse que só queria uma maneira simples de deixar mensagens para as pessoas de um computador para outro. O objetivo dele era que não dependesse da sua presença no momento, como acontecia no telefone.

O E-mail se tornou um canal de comunicação entre o remetente e o destinatário e entrou no cotidiano da Internet. E com isso, o marketing também passou a usar essa estratégia. E com o passar dos ano, tornou-se uma forma de divulgar produtos, notificar ofertas e enviar mensagens aos consumidores, tal como um lindo flyer virtual.

Mas, por que usar E-mail?

O E-mail é a sua chave para acessar a Internet! Sim, você pode navegar sem uma conta de e-mail, mas para usar qualquer serviço, você precisará de uma. Então, sejamos sinceros, quem não usa um e-mail para trabalhar ou até mesmo para acessar suas redes sociais?

O E-mail também é o segundo canal mais popular para compartilhar conteúdo relacionado a negócios com colegas. 70% dos profissionais usam E-mail para compartilhar conteúdo relacionado à sua empresa ou setor.

O E-mail tem mesmo tanto potencial assim?

Para se ter uma ideia, apenas no ano de 2021, 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usarão o E-mail. Os especialistas prevêem que até 2024, esse número aumentará para 4,48 bilhões. Nenhuma plataforma pode se comparar ao impacto potencial do E-mail.

As estatísticas mais recentes do próprio Facebook fornecem a eles mais de 2,2 bilhões de usuários ativos mensais. Mesmo que você os adicione a mais de 1 bilhão de usuários do Instagram, seu número é muito mais do que isso.

Sem falar que a taxa de penetração do e-mail entre os internautas nos Estados Unidos é de 90,3%. Em contraste, apenas 69% dos adultos americanos estão no Facebook.

Quais os benefícios de utilizar o E-mail na minha estratégia de marketing?

Previsibilidade

O E-mail marketing permite uma segmentação da sua base de contatos, ou seja, não apenas temos um número muito grande de usuários. Além disso, temos a possibilidade de dividir nossos públicos em categorias específicas, potencializando assim o impacto da mensagem que queremos transmitir. Assim, aumentamos as chances de garantir bons números nos resultados.

Outra grande vantagem do E-mail marketing é que ao contrário de outras plataformas a entrega é previsível. Por exemplo, quando alguma empresa posta um conteúdo nas redes sociais, nem todos os seguidores receberão sua mensagem. Isso ocorre porque o algoritmo determina quais publicações são mais relevantes para cada usuário. Portanto, o impacto orgânico das postagens nas redes sociais é imprevisível. Em outras palavras, você não pode controlar o número de pessoas que realmente visualizaram a publicação.

No marketing por E-mail, você tem a previsibilidade como aliada. Se você escolher 200 endereços de E-mail para enviar uma mensagem, todos receberão a mensagem em suas caixas de entrada. Porém, saiba que podem ocorrer alguns problemas, por isso é essencial fazer testes antes do envio.

Alto retorno financeiro

Outro fator que fortalece o uso do E-mail na estratégia de Marketing é o alto retorno financeiro proporcionado. Uma vez que o investimento é muito baixo e traz um alto retorno. O E-mail marketing é uma das estratégias digitais com o maior ROI.

De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em email marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior.

Canal próprio

O E-mail é seu próprio canal e a lista de contatos é o ativo de sua empresa. Nenhuma entidade externa define quando, como e por que enviar mensagens aos assinantes. Você pode até usar a ferramenta, mas a estratégia não depende disso. Já nas redes sociais, você conta com a plataforma. O algoritmo que determina se sua postagem é relevante para o usuário. Os seguidores não pertencem à sua marca. Se o Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter acabar ou perder a motivação, você não pode levá-los a outro lugar. Portanto, o E-mail marketing pode fornecer a você mais segurança. Construir uma lista de contatos forte ainda valoriza sua marca.

A importância de não comprar listas de contatos

Vamos destacar alguns pontos muito importantes da importância de não comprar listas de E-mail e como isso pode atrapalhar todo o marketing da sua empresa.

Comprar listas de e-mails é uma prática ilegal

O primeiro ponto a observar é que a compra de listas de E-mail pode ser ilegal. Como o E-mail é parte da privacidade pessoal, não pode ser postado sem sua permissão.

Os usuários podem processar sua empresa por abuso de direitos e até mesmo por danos mentais.

Se uma pessoa começar a receber e-mails de uma lista que não foi assinada, ela pode sentir que teve sua privacidade invadida por muitas mensagens. Caso o incômodo permaneça, ela pode tentar resolver o problema no tribunal. Portanto, evite causar essa dor de cabeça para sua empresa.

Não está de acordo com a LGPD

Se você ainda não sabe o que é LGPD, ou não entende seu impacto, é a Lei Geral de Proteção de Dados.

De acordo com o site das Diretrizes LGPD, o objetivo é “regulamentar o tratamento de dados pessoais realizado no Brasil por pessoa física ou jurídica, pública ou privada, inclusive nos meios digitais. A regulamentação abrange também todas as informações coletadas ou tratadas no país visando a oferta de serviços e bens em território brasileiro.””

A LGPD possui diversos artigos que devem ser lidos com atenção. Contudo, um de seus pilares é que o usuário concorda, expressamente, em ceder seus dados pessoais. Assim, ao adquirir a lista, você utiliza os  dados sem o consentimento de qualquer utilizador. Desse modo, corre o risco de receber uma multa da Administração Nacional de Dados.

Alta taxa de e-mails inválidos na lista comprada

Já mencionamos que a lista comprada não é confiável, mas especificando um pouco mais, a maioria dos e-mails nessa lista, provavelmente, vão ser inválidos. Por exemplo, você poderá encontrar contas inativas e fechadas, endereços errados, e-mails inexistentes, erros de digitação e outros problemas. 

Portanto, uma grande parte da sua lista é basicamente inexistente. Como mencionamos anteriormente, isso reduziu muito suas chances de resultados possíveis e ajudou a identificar seu domínio como spam.

Comprar listas de E-mails prejudicará a imagem da sua empresa

Para o seu negócio, é mais do que apenas uma medida, certo? A impressão que as pessoas têm da sua empresa também é crítica para o seu sucesso. E como sua fundação não foi adquirida legalmente, a credibilidade da empresa foi afetada. Pode levar anos para uma empresa se estabelecer no mercado, mas práticas como compras básicas podem prejudicar isso em um curto período de tempo.

A compra de listas irá interferir na sua estratégia de marketing digital

A compra de uma lista não vai apenas interferir nos resultados, mas também na fase de execução da estratégia.

Quando os resultados não forem bons, a equipe de marketing tentará mudar alguns aspectos da estratégia digital. Como por exemplo, determinar a função, a jornada do conteúdo ou a estrutura do canal de vendas.

No entanto, o problema não está nessas etapas, mas na base da aquisição ilegal. Em outras palavras, a equipe pode alterar, desnecessariamente, o plano efetivo, interferindo em outros aspectos da estratégia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse texto com alguém que usa E-mail e não sabe da importância de utilizar essa estratégia de maneira correta. Ou para uma pessoa que ainda não usa para incentivar que ela comece.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre Marketing Digital? Então acesse o nosso blog e boa leitura!



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