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Lives

Lives: Porque e como fazer uma boa live

Tempo de leitura: 10 minutos

Desde quando foram liberadas no Instagram, em 2016, as lives vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos usuários. Contudo, a partir da primeira metade de 2020, no início da pandemia, esse recurso se difundiu de uma maneira incrível.

Durante esse período pôde ser observado um crescimento muito grande no número de transmissões ao vivo, principalmente no Instagram e YouTube. As lives foram feitas não apenas pelas marcas, mas também por influenciadores e cantores. Esse aumento pode ser explicado pelo fato de que o recurso permite uma maior sensação de proximidade com outras pessoas em meio a pandemia, visto que há tantas outras pessoas naquele mesmo momento fazendo o mesmo que você.

O que é live

A transmissão ao vivo, também chamada de live streaming, é um meio fácil e rápido. Uma vez que é necessário apenas um celular e um clique, de levar conteúdo para o seu público de maneira despojada e espontânea. Esse estilo de conteúdo tem a preferência de grande parte dos usuários em relação a outros formatos. Uma pesquisa feita pela New York Magazine identificou que:

  • 80% das pessoas preferem assistir a uma live de uma marca a fazer exatamente o que você está fazendo neste momento, ler o blog dela;
  • 67% do público que assistiu a uma live comprou um ingresso para um evento similar

Dados muito relevantes para você colocar na balança na hora de pensar em fazer uma live, certo? Pois é, mas outro dado que essa pesquisa apurou e também deve ser muito levado em consideração: 67% dos espectadores afirmam que a qualidade é o fator mais importante ao assistir uma transmissão ao vivo. Então, preste muita atenção aos detalhes, porque eles fazem toda a diferença na hora de produzir uma live. Neste post, irei te contar quais os benefícios de transmitir uma live ao seu público. Além das práticas que você deve ter para que sua live seja um sucesso, vamos lá?

Porque você deve apostar em lives

1 – Baixo custo

Antigamente para realizar um evento para 3 milhões de pessoas seria necessário um grande investimento e um achado, literalmente, para conseguir um lugar para tanta gente. Mas você sabia que esse foi o público de algumas lives de cantores no ano de 2020?

Se pararmos para analisar, a maior edição do Rock in Rio (2001) contou com um público diário de 176 mil pessoas. Algumas lives ano passado com um custo muito mais baixo tiveram 17x esse número de espectadores simultâneos. Ou seja, não foram 3 milhões durante toda a live, mas sim, 3 milhões ao mesmo tempo assistindo aquela transmissão. A tecnologia é realmente incrível!

2 – Aumenta a visibilidade e o engajamento orgânico em tempo real

Lives aumentam a visibilidade pelo fato de que:

  • O Instagram ama uma transmissão ao vivo, a partir do momento que você faz uma live ela tem um super destaque na plataforma. As transmissões ao vivo sempre ficam em primeiro lugar nos stories dos seus seguidores.
  • O YouTube tem uma aba apenas para vídeos “ao vivo”. Isso, de certa forma, ajuda a todos os produtores de lives, pois uma vez que uma pessoa pode entrar alí para colocar um lembrete em uma live que ainda vai ocorrer e acabar se deparando e interessando com a sua live.

Já sobre o engajamento, quem nunca assistiu a uma live e se deparou com os infinitos comentários? Em uma transmissão ao vivo o seu público se sente mais próximo e por isso acaba se engajando muito mais com o seu conteúdo. Além disso, se o seu conteúdo for de qualidade o seu público acabará compartilhando a live com outras pessoas que, na maioria das vezes, tem interesse no assunto abordado. Afinal, nós só mandamos para alguém aquilo que sabemos que ela quer consumir.

3 – Entrega conteúdo de valor

Você pode usar dessa oportunidade para levar ao seu público um conteúdo diferenciado. Aproveite para atrair as pessoas que estão alí, tire dúvidas, mostre o que pedirem, atenda a sugestões. Ou seja, mostre que realmente se importa com a opinião de seus clientes ou potenciais clientes.

A grande maioria dos espectadores de lives gostam muito de bastidores e lançamentos. Assim, eles se sentem ainda mais próximos da marca. Pois, ficam sabendo o que acontece por trás das câmeras e ainda tem a exclusividade de saber em primeira mão sobre alguma novidade.

4 – Gera leads qualificados mais rapidamente

Embalados pelos gatilhos mentais que mencionarei no tópico 5, alguns potenciais clientes podem estar presentes na sua live, ainda mais se for no Instagram, uma vez que essa rede social faz questão de notificar todos os seus seguidores que você começou uma transmissão ao vivo.

O sentimento que esses gatilhos geram no público faz com que aquela alí seja uma ótima brecha para o seu público receber materiais relevantes mesmo depois da live acabar. Muitos recomendam que você peça o e-mail dos seus espectadores, mas você pode ser mais proativo e disponibilizar link para uma landing page de cadastro em newsletter, etc. Deixe um comentário fixado com esse link e dessa maneira todos que entrarem na sua live irão vê-lo.

5 – Ativa os gatilhos mentais da urgência e da exclusividade

Assim como nas ofertas por tempo limitado e com os ingressos do seu artista favorito se esgotando, esses gatilhos são acionados a partir da notificação dada aos seus seguidores de que você iniciou uma live.

Mesmo que a live fique gravada e possa ser assistida depois, a maioria das pessoas sempre tem em mente que a emoção de ver no “ao vivo” é outra . Ainda assim, nada garante que a live irá ficar gravada. Então, quando recebemos a notificação, automaticamente, esses gatilhos são acionados pelo que é chamado de FOMO – Fear Of Missing Out (medo de perder o que está acontecendo). Inconscientemente, quando o tema é bom e a live é bem produzida, as pessoas acabam se sentindo especiais por acompanharem um conteúdo que só estará disponível naquele momento, é quase que uma exclusividade.

Mas como fazer uma live bem produzida? Apesar de serem um meio fácil de adquirir esses diversos benefícios citados, as lives vão muito além de apenas clicar em “transmitir ao vivo”. Você deve ter alguns fatores em mente para planejar a sua live e fazer dela um sucesso. Então vamos aos tópicos.

Como fazer uma boa live

1 – Escolha o melhor horário para o seu público

O horário faz muita diferença na transmissão ao vivo. Afinal, se você fizer sua live em um horário no qual a maior parte do seu público não está disponível para participar, você terá um público muito menor.

Para saber qual melhor horário para os seus seguidores, você pode colocar no story que está pensando em fazer uma live e perguntar qual horário de tal dia fica melhor para eles. Você também pode dar opções de dias e não apenas de horário. Faça enquetes, mostre que você se importa com a opinião e a presença daquelas pessoas.

2 – Divulgue sua live com antecedência

Depois de descobrir qual o melhor dia e horário para o seu público, você deve começar a pensar em divulgar sua live. Faça artes chamativas e com as informações mais importantes. Elas podem fazer com que seus seguidores se identifiquem e ainda compartilhem com outras pessoas que também tenham interesse no assunto.

Poste no story em diferentes dias e horários para impactar o maior número de pessoas possível. Também veja o melhor dia e horário do seu feed e poste também. Se você tiver um time bem engajado com a marca pode pedir para que postem em seus perfis.

3 – Monte um roteiro e determine um limite de tempo

Nessa hora você pode estar se perguntando “ué, mas lives não são descontraídas?” Sim, são, mas elas também requerem planejamento. Não é para você deixar todas as suas falas escritas em um papel e ler tudo, longe disso, é apenas um roteiro para que você não se perca nas suas falas. Dessa forma, você evita esquecer algum ponto crucial que poderia fazer toda diferença na sua live.

Alguns pontos que podem estar no roteiro, são as principais questões que você quer apresentar e as principais dúvidas que aparecem nas redes sociais da sua marca. Ou no caso de um artista, as músicas mais pedidas pelo público. Dessa forma, seu vídeo vai ficar organizado, o público irá se entreter mais e você ainda irá transmitir segurança sobre o assunto abordado.

4 – Prepare um cenário

Independente, de onde será transmitida a sua live, se atente ao cenário. O lugar deve estar organizado. É ideal que tenha uma iluminação boa e ainda de preferência sem muitos ruídos, seja de carro, cachorro ou até um ambiente de trabalho.

Cuidado também com os detalhes ao fundo. Você pode deixar de ser o foco e o seu público irá acabar deixando de prestar atenção em alguns pontos importantes.

5 – Atente-se para a qualidade do vídeo e do áudio

O ideal é que sempre sejam realizados testes antes. Afinal, hoje em dia não é necessário fazer uso de equipamentos profissionais para transmitir uma live. Durante a transmissão, você também pode perguntar se o público está lhe vendo e lhe escutando direito. Um fator que colabora muito para a qualidade do seu vídeo e áudio é o tópico a seguir.

6 – Verifique a conexão com a internet

Um ponto muito importante para uma transmissão ao vivo: uma internet estável. Para evitar problemas com a live, por conta da internet, faça testes e tenha certeza de que a sua rede dará conta do recado.

7 – Convide outras pessoas para a sua live

Você pode convidar quem você quiser para participar da sua live. É uma ótima forma de agregar valor para a sua live e ainda gera engajamento em dobro. Muitos espectadores da live gostariam de participar, você pode aproveitar essa brecha ou também chamar terceiros.

Uma ótima estratégia é convidar especialistas no assunto que será abordado. Assim, você terá ainda mais autoridade ao tratar aquele tema. Você também pode chamar um colaborador da sua empresa caso o assunto seja algo relacionado a ele, como a cultura da empresa por exemplo. Também pode chamar um cliente para que ele exponha a sua experiência com o seu produto/serviço.

8 – Ative os comentários

Como já mencionamos aqui, os comentários são uma das maiores fontes de engajamento orgânico para a live juntamente com o compartilhamento. Além disso, são eles os responsáveis pelo sentimento de aproximação do público. Portanto, não hesite em deixá-los ativos, mas esteja preparado para o que estiver por vir.

9 – Faça perguntas e responda o seu público

Como citamos no tópico anterior, os comentários são ótimos aliados das lives, então deixe que sejam muito utilizados. Fazendo perguntas você incentiva o seu público a participar. Pergunte sobre o assunto, se estão com alguma dúvida, se você está falando muito rápido, etc. É uma forma tranquila de ter engajamento e feedbacks.

Quanto ao seu público, sempre que surgir uma dúvida não hesite em responder, isso demonstra interesse e consideração pelos questionamentos dos seus espectadores. Muitas vezes uma resposta que para você pode ser simples, significa algo muito importante aos olhos deles.

10 – Seja simpático e autêntico

Aproveite esse momento para se aproximar da sua audiência, seja atencioso, cuidadoso e grato. Faça com que o seu público sinta que você está falando diretamente com ele e para ele. Por fim, não se esqueça de sempre agradecer a quem separou um tempo do seu dia para estar ali presente te apoiando.

Já disse, mas vou repetir, a tecnologia é maravilhosa. Está cada vez mais fácil se conectar com seus seguidores, clientes e potenciais clientes. Portanto usufrua dessa oportunidade e vá pro ao vivo.

Já produziu alguma live? Se ainda não, já vai começar a planejar a sua primeira? Se sim, viu algum ponto a melhorar na sua transmissão? 

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