Tempo de leitura: 4 minutos
Para começar 2021 separamos um blog post para falarmos sobre as famosas metas SMART e como elas podem te ajudar. Vamos lá? Todo réveillon, nós criamos expectativas para o novo ano que está começando, com isso, definimos algumas metas que gostaríamos de alcançar. Para que seja possível concretizar nossos objetivos, é necessário criarmos um planejamento e também uma série de ações, que serão muito importantes.
Para que as suas tarefas sejam mais claras, nós recomendamos que você conheça e utilize as metas SMART.
O que são as metas SMART?
Metas SMART é o nome de uma metodologia que se baseia na utilização de 5 fatores para a definição de objetivos e metas. São eles: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
Quando seguimos esses fatores, é possível definirmos metas de maneira mais inteligente, ou seja, seguir esses cinco critérios na hora de estabelecer uma meta irá criar uma trajetória, uma metodologia. E desse modo, deixará claro quais são os resultados necessários para atingi-la.
S: Specific – específica
O primeiro passo na utilização das metas smart é garantir que os objetivos sejam claros, ou seja, é preciso que o objetivo possa responder a algumas questões como:
- O que deseja alcançar?
- Por que?
- De qual forma a alcançará?
- Quem será responsável por ela?
Exemplo: Desejamos alcançar um aumento de 25% das vendas através das redes sociais, porque é necessário transformar nossas redes em canais mais rentáveis para a empresa. O Pablo Libardi será o responsável por este trabalho e utilizará um software de automação de marketing chamado Bulldesk para fazer o acompanhamento do funil de vendas e nutrição de leads.
M: Measurable – mensurável
Toda meta SMART deve possuir indicadores. Ou seja, meios para acompanhar o desempenho e o progresso das ações que estão sendo ou que já foram tomadas. E como podemos definir uma meta mensurável?
Nós devemos ter em mente 3 questões básicas:
- Quais resultados esperados com a meta?
- Como esse resultado será mensurado?
- Em quanto tempo alcançará?
Ao definir respostas para estas perguntas será possível determinar os indicadores vitais para sua meta.
A: Attainable – atingível
Talvez essa seja a mais óbvia de todas, porém é tão importante quanto qualquer outra, pois é preciso definir objetivos atingíveis.
Então, considere os seguintes pontos na hora de montar seus objetivos:
- Financeiramente, a meta parece realizável?
- É necessário e possível realizar investimentos em prol da meta?
- O que pensam aqueles diretamente envolvidos no esforço exigido pela meta?
E lembre-se de manter os pés no chão para que não acabe insatisfeito ou decepcionado com os resultados alcançados.
R: Relevant – relevante
É muito importante ter em mente a necessidade de propor objetivos igualmente relevantes para todos os envolvidos, pois esse é um dos segredos para alcançar os resultados desejados.
Então, na hora de definir uma meta relevante, considere as seguintes questões:
- De que maneira a empresa será impactada pela meta?
- Esta meta é vista como relevante por todos os envolvidos?
- Este momento é ideal para ir em busca da meta?
T: Time based – temporal
O tempo estabelecido para que a meta seja alcançada pode variar bastante. Assim, pode durar semanas, meses ou até mesmo anos, o que for mais adequado para garantir o resultado esperado.
Ter uma data limite e uma linha do tempo bem definida é muito importante para poder avaliar o progresso ao longo do tempo.
Lembre-se de estar sempre alinhado com a sua equipe para que o prazo seja determinado de maneira a ser viável para todos, garantindo que nenhum processo fique atrasado ou acabe sendo mal desenvolvido.
Uma dica muito interessante é que hoje existem diversos aplicativos como Trello e MeisterTask que ajudam na organização de tarefas e prazos para suas metas SMART.
Espero que essas informações e dicas tenham sido de grande valor para você e que possam te ajudar a construir metas de maneiras mais assertivas.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro dos conteúdos exclusivos da Social Trends.