ENG

criatividade

O que é criatividade e como aplicar no marketing

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito falamos em pessoas criativas, mas afinal o que é a criatividade? Segundo o Dicionário Online de Português, o termo corresponde à qualidade de uma pessoa que tem a capacidade de imaginar, criar e inventar coisas novas, a inteligência e o talento de fazer inovações na área em que atua e originalidade.

A criatividade pode vir de inspiração subjetiva ou de desenvolvimento. Assim, o importante é liberar sua imaginação, relaxar e liberar os pensamentos em sua mente. Além disso, algumas dicas podem ajudá-lo no caso de obstáculos de um escritor.

Muitos classificam a criatividade como um fator essencial para trabalhar com marketing, pois a criatividade é um ingrediente essencial para se destacar dentre os concorrentes e adquirir engajamento.

Como se forma o processo criativo?

Antes de chegar a uma ideia inovadora, normalmente, o criador passa por vários processos para ajudar a aprimorar o insight até que se torne o produto final. Descubra o que é o processo criativo.

Preparar

É a preparação do próprio “trabalho”. O palco é composto de atividades comuns e repetitivas. Muitos profissionais não consideram as tarefas mecânicas em seu processo criativo, mas são o embrião do resultado final.

Incubação

É quando as duas redes cerebrais se conectam e geram essa ideia. Várias conexões foram estabelecidas, por isso é necessário filtrá-las. A incubação pode ser afetada negativamente por tarefas diárias diretas. Devido a muita preocupação e interferência, o processo criativo acaba sendo interrompido.

Luz

Comece o processo criativo com um chute inovador. Basicamente, essa é a ideia que surge quando você menos espera. Tomou forma e sua implantação começou a se estruturar.

Implantar

Nesta fase, percebe-se que os profissionais estão implementando a ideia. Por exemplo, ao escrever um comercial.

Como esta é a última etapa, há confusão sobre a visão externa do processo criativo. Muitas pessoas não conhecem e nem imaginam o conceito desta ideia e o caminho percorrido para a sua concretização, contudo, isso é normal.

Em um ambiente profissional, isso pode se traduzir em prazos irrealistas ou falta de compreensão dos prazos para todo o processo criativo.

3 dicas para aplicar a criatividade no marketing

Use mapa mental

De modo geral, o pensamento costuma ser desorganizado. Portanto, usar um mapa mental para organizar seus pensamentos pode ser uma ótima maneira de sair do papel e encontrar respostas inovadoras.

Transforme suas ideias em uma planilha

Em primeiro lugar, faça uma lista e anote todas as coisas em que você pensa, mesmo que uma ideia pareça impraticável ou irreal. Anote também os diferentes métodos que podem ajudá-lo a colocá-las em prática e, em seguida, aplique as partes principais para refinar o que é viável e o que não é. Essa é uma ótima maneira de obter ideias inovadoras.

Acredite em si mesmo

Por fim, o mais importante é acreditar sempre em si mesmo. Todos nascemos criativos e é importante lembrar sempre disso. Se você não confiar em você, nada funcionará.

E aí gostou desse conteúdo sobre criatividade? Compartilhe com alguém que talvez tenha dificuldades no processo criativo. Quer ficar por dentro de mais dicas do Marketing Digital? Então acesse o nossos blog e boa leitura!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja também:

SEU NEGÓCIO É DIGITAL?
Derrube as barreiras comerciais, otimize as tarefas da sua equipe e alavanque os resultados com soluções integradas de Marketing Digital.
Faça um orçamento
SEU NEGÓCIO É DIGITAL?
Derrube as barreiras comerciais, otimize as tarefas da sua equipe e alavanque os resultados com soluções integradas de Marketing Digital.
Faça um orçamento
SEU NEGÓCIO É DIGITAL?
Derrube as barreiras comerciais, otimize as tarefas da sua equipe e alavanque os resultados com soluções integradas de Marketing Digital.
Faça um orçamento