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UX o que é?

O que é UX? Como aplicar em seu site

Tempo de leitura: 3 minutos

UX é um termo muito comentado e pesquisado hoje em dia, principalmente, por pessoas e empresas que têm interesse ou já trabalham com produtos digitais. 

UX (User Experience) significa Experiência do Usuário. Também tem como definição a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja online ou no mundo real. Isso inclui o relacionamento com os canais da empresa, a facilidade de navegar no site, receber produtos e até ativar o atendimento pós-venda.

Vale a pena enfatizar um fato importante aqui: cada empresa fornece uma experiência de usuário para seus clientes. A diferença é se ela é planejada ou não.

Um ponto fundamental e que ajuda a levar esse conceito para diferentes segmentos de mercado é entender o usuário e a experiência de forma separada.

Ao fazer essa análise individual, é possível mapear características e necessidades do usuário. E então, usar essas informações para criar uma experiência que atenda e supere suas expectativas.

Mas qual é a importância da UX?

A percepção do usuário é a chave para o sucesso. No âmbito da relevância, ele pode avaliar se o site ou produto é útil, se tem valores diferentes ou se é agradável de usar.

A UX engloba todas as interações do usuário final com a empresa, seus produtos, serviços e processos e considera:

  • os sentimentos e emoções provocados nos usuários, já que a experiência é uma vivência pessoal;
  • o que o canal, produto ou serviço representa na jornada do usuário e o contexto em que eles são vivenciados;
  • a evolução da experiência ao longo do tempo, já que, além de considerar o momento externo, também deve ser relevante para ficar registrada, positivamente, na memória do usuário.

Usar essas diretrizes permite levar a estratégia de User Experience para diversas áreas de negócios em diferentes segmentos e, principalmente, colocar o usuário e o cliente no centro das ações.

A análise de dados será muito útil e pode agregar valor aos usuários ou aumentar experiências relevantes. Assim é possível retê-los e permite promover sua experiência.

Quais pontos de UX em um site?

  • carregamento rápido, já que, quando os usuários buscam uma informação, têm urgência na resposta. Caso contrário, podem buscar em outro endereço;
  • escaneabilidade do conteúdo, garantindo que o usuário possa escolher entre a leitura na ordem proposta ou navegar pelos intertítulos e informações em destaque da forma que preferir;
  • visual atrativo, é necessário organizar as informações necessárias, de acordo com um progresso que possa ser conduzido sem dificuldades pelo usuário;
  • responsividade, já que o usuário pode decidir acessar o conteúdo de diferentes dispositivos, como smartphones, desktops ou tablets;
  • conteúdo relevante e objetivo. Ou seja, sem firulas para tirar o foco do que tem relevância para o usuário.

Sem uma experiência de usuário satisfatória, as estratégias de SEO, criação do funil de marketing, entre outras ações para otimização do conteúdo, podem ter seus resultados comprometidos, porque o usuário não terá a interação necessária para isso.

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