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UX é um termo muito comentado e pesquisado hoje em dia, principalmente, por pessoas e empresas que têm interesse ou já trabalham com produtos digitais.
UX (User Experience) significa Experiência do Usuário. Também tem como definição a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja online ou no mundo real. Isso inclui o relacionamento com os canais da empresa, a facilidade de navegar no site, receber produtos e até ativar o atendimento pós-venda.
Vale a pena enfatizar um fato importante aqui: cada empresa fornece uma experiência de usuário para seus clientes. A diferença é se ela é planejada ou não.
Um ponto fundamental e que ajuda a levar esse conceito para diferentes segmentos de mercado é entender o usuário e a experiência de forma separada.
Ao fazer essa análise individual, é possível mapear características e necessidades do usuário. E então, usar essas informações para criar uma experiência que atenda e supere suas expectativas.
Mas qual é a importância da UX?
A percepção do usuário é a chave para o sucesso. No âmbito da relevância, ele pode avaliar se o site ou produto é útil, se tem valores diferentes ou se é agradável de usar.
A UX engloba todas as interações do usuário final com a empresa, seus produtos, serviços e processos e considera:
- os sentimentos e emoções provocados nos usuários, já que a experiência é uma vivência pessoal;
- o que o canal, produto ou serviço representa na jornada do usuário e o contexto em que eles são vivenciados;
- a evolução da experiência ao longo do tempo, já que, além de considerar o momento externo, também deve ser relevante para ficar registrada, positivamente, na memória do usuário.
Usar essas diretrizes permite levar a estratégia de User Experience para diversas áreas de negócios em diferentes segmentos e, principalmente, colocar o usuário e o cliente no centro das ações.
A análise de dados será muito útil e pode agregar valor aos usuários ou aumentar experiências relevantes. Assim é possível retê-los e permite promover sua experiência.
Quais pontos de UX em um site?
- carregamento rápido, já que, quando os usuários buscam uma informação, têm urgência na resposta. Caso contrário, podem buscar em outro endereço;
- escaneabilidade do conteúdo, garantindo que o usuário possa escolher entre a leitura na ordem proposta ou navegar pelos intertítulos e informações em destaque da forma que preferir;
- visual atrativo, é necessário organizar as informações necessárias, de acordo com um progresso que possa ser conduzido sem dificuldades pelo usuário;
- responsividade, já que o usuário pode decidir acessar o conteúdo de diferentes dispositivos, como smartphones, desktops ou tablets;
- conteúdo relevante e objetivo. Ou seja, sem firulas para tirar o foco do que tem relevância para o usuário.
Sem uma experiência de usuário satisfatória, as estratégias de SEO, criação do funil de marketing, entre outras ações para otimização do conteúdo, podem ter seus resultados comprometidos, porque o usuário não terá a interação necessária para isso.
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