ENG

funil de vendas

Funil de vendas: o que é, para o que serve, etapas e conteúdo para cada uma

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje em dia já sabemos que um funil de vendas pode aumentar e muito as vendas de qualquer negócio. Porém, para isso, ele deve ser bem estruturado e definido. Neste post, vamos te ajudar a entender mais sobre esse método que está fazendo com que muitas empresas aumentem seus resultados.

O que é e para o que serve


Funil de Vendas (ou Pipeline) é a demonstração da trajetória do lead/cliente desde o primeiro contato com a sua marca até a efetivação da venda e em alguns casos, vai além dela.

Com um Funil de Vendas bem estruturado, você direciona o lead até o fechamento do negócio, desde o momento em que ele percebe uma solução da sua marca, já que nem todos os clientes realizam a compra desde o primeiro sinal de interesse.

Ele te ajuda a descobrir algumas informações sobre seus leads/clientes, como o que faz com que eles prefiram ou não a sua solução, dúvidas no momento de compra, como chegam até a sua marca, o que pesquisam sobre a sua solução e muitos outros benefícios.

Como já citamos, nem todos realizam a compra de primeira, além disso, muitos passam por diversas fases até a compra. Por isso, o funil é dividido em etapas.

Etapas e conteúdo para cada etapa

O processo de compra muitas vezes ocorre por etapas e são elas que formam o funil. Desse modo, o lead passa por alguns períodos que apontam o quanto ele está próximo de se tornar um cliente, de forma geral, podemos dividi-las em topo, meio e fundo de funil.

Quanto ao conteúdo, é sempre interessante lembrarmos que um bom conteúdo, não necessariamente é algo super produzido. O conteúdo precisa gerar valor, resolver a dor do seu cliente e ter um momento certo e é nesse ponto que entram as etapas.

Topo do funil

Nesta etapa, você deve investir em um alto volume de conteúdos, eles devem ser de fácil consumo. Não se preocupe com as conversões, você terá uma baixa conversão, mas eles te trarão um alto alcance. Está distante da decisão de compra, então os conteúdos devem ser mais focados em solucionar as dúvidas das pessoas, sem citar marca, produto ou serviço.

Exemplos de conteúdo para esta etapa:

  • 5 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho;
  • Automação de e-mails: o guia completo;
  • 10 etapas para melhorar seu poder de persuasão.

Meio do funil

Etapa de consideração, conecta a descoberta do problema à descoberta da sua solução, ou seja, à venda, foca em possíveis soluções para o problema. Diferentemente da etapa anterior, não é necessário um volume alto de materiais. Aqui é onde se busca aumentar a conversão, para isso podem ser incluídas algumas barreiras, como por exemplo os famosos formulários.

Exemplos de conteúdo para esta etapa:

  • Automação x disparo manual de e-mails: qual é o ideal para o seu perfil?;
  • Vantagens e desvantagens da automação de marketing;
  • Descubra se está na hora de automatizar suas campanhas de marketing.

Fundo do funil

É finalmente o momento de decisão de compra, então você não só pode como deve falar abertamente de seus produtos e/ou serviços através de um conteúdo mais específico. Não deixe de chamar atenção também para a sua marca, afinal, muitas outras marcas podem oferecer o mesmo que você, mas você quer que escolham a sua. É um excelente ponto de conversa entre o time de vendas e o marketing, uma vez que nesta etapa são solucionadas dúvidas comuns, então deve-se aproveitar disso para focar em materiais direcionados ao cliente final.

Exemplos de conteúdo para esta etapa:

  • Como a empresa x aumentou seu faturamento em 150% usando os serviços da {{empresa}};
  • Webinar grátis: economize dinheiro usando o produto x
  • 10 benefícios usando x 

Essas etapas podem variar um pouco de acordo com o tipo de funil, mas em geral funcionam dessa forma.

E aí, você já utiliza esse processo dentro da sua empresa? Sabe aplicar cada etapa do funil de vendas? Então conte com a gente, podemos te ajudar! 

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja também:

SEU NEGÓCIO É DIGITAL?
Derrube as barreiras comerciais, otimize as tarefas da sua equipe e alavanque os resultados com soluções integradas de Marketing Digital.
Faça um orçamento
SEU NEGÓCIO É DIGITAL?
Derrube as barreiras comerciais, otimize as tarefas da sua equipe e alavanque os resultados com soluções integradas de Marketing Digital.
Faça um orçamento
SEU NEGÓCIO É DIGITAL?
Derrube as barreiras comerciais, otimize as tarefas da sua equipe e alavanque os resultados com soluções integradas de Marketing Digital.
Faça um orçamento