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O termo gatilho mental está cada vez mais presente em nosso dia a dia e cada vez mais está sendo utilizado no marketing e vendas. Mas afinal, o que são os gatilhos mentais do marketing? Vamos te explicar e te ajudar a usar essa estratégia da maneira correta.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são ferramentas usadas para produzir estímulos em humanos. Ao trabalhar de forma estratégica, esses estímulos podem fornecer resultados previamente desejados, como o desejo imediato de comprar um produto ou serviço.
Os gatilhos mentais podem ser ativados em um dos cinco sentidos, mas os mais comuns para uma estratégia de marketing digital são a visão e a audição. Mas é importante ter consciência de que é preciso trabalhar com estratégia, porque quando uma ação não é bem trabalhada, esses gatilhos podem levar a memórias ou sensações negativas. O objetivo quando usamos algum gatilho é ativar sensações de conforto, exclusividade, desejo, confiança, entre diversos outros. Dessa forma, ajudam o lead a tomar uma decisão de compra de maneira automática. Ou seja, sem precisar pensar demais.
Então, como e onde podemos aplicar esses gatilhos em uma estratégia de marketing? Os gatilhos normalmente podem ser utilizados no copywriting dos textos e no design gráfico dos anúncios. Além de vídeos e de outros materiais utilizados pela empresa.
Quais gatilhos aplicar em sua estratégia
Existem diversos gatilhos, contudo vamos utilizar 3 exemplos de gatilhos que são muito utilizados em estratégias de marketing. Elas são ótimas maneiras de despertar poderosas e intensas sensações no seu lead.
1. Escassez
Todos prezam o que é escasso, o que não existe em grande quantidade. É esse tipo de pensamento: “Quanto mais difícil se torna de obter, mais eu quero”.
Seu produto ou serviço não precisa ser, necessariamente, um carro de luxo que atraia a atenção dos compradores, mas se você tiver a ideia de raridade, poderá convencer alguns compradores em potencial.
A percepção de que uma oportunidade pode terminar imediatamente produz uma resposta rápida do lado do consumidor, e eles não querem perder esta oportunidade para outro comprador. É um dos gatilhos psicológicos mais poderosos. Assim você pode usar para converter clientes em potencial.
2. Autoridade
Se você deseja que as pessoas confiem em seus serviços, produtos e empresas, é preciso se posicionar como uma autoridade no departamento em que atua. Ou seja, se destacar da concorrência e se tornar um líder.
Para usar esse gatilho psicológico a seu favor, você precisa fazer seu público confiar em você. A atitude e o comportamento da empresa e dos funcionários que nela trabalham devem ser consistentes para mostrar autoridade em todas as suas ações e decisões.
3. Urgência
Assim como os gatilhos da escassez, os gatilhos da urgência fazem com que a pessoa tenha que reagir rapidamente, sem ter que pensar muito, para não perder a oportunidade.
Desse modo, forneça produtos e serviços dentro de um determinado prazo para estimular o senso de urgência das pessoas. Essa estratégia é amplamente utilizada no mundo dos negócios. Isso permite que as pessoas considerem a compra de produtos e serviços ao mesmo tempo e não adiem a decisão para mais tarde.
Esse gatilho está diretamente relacionado ao comportamento impulsivo das pessoas e reduz muito o número de desistências. Pessoas mais impulsivas são suscetíveis a esses gatilhos.
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