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Leads são clientes potenciais que têm o primeiro contato com sua empresa ou sua solução. Podem ser, por exemplo, visitantes do seu blog, bem como seguidores das suas páginas nas redes sociais. A partir do momento em que entram em contato com você, eles se tornam um lead. Mas, como podemos transforma-los em clientes? Hoje vamos listar um passo a passo para converter seus leads.
1. Conheça sua persona
Uma persona é uma representação fictícia do perfil ideal do cliente. Sua construção depende de um estudo que considera hábitos, interesses e características específicas de sua audiência. A faixa etária, lugar, sexo, educação, renda, entre outras informações, também fazem parte desse processo.
Mas por que você precisa conhecer sua persona? A resposta é simples: todas as estratégias de mercado e vendas devem ser feitas de acordo com suas características.
Nunca esqueça disso, para converter um lead, o contato inicial deve acontecer, o que pode acontecer em uma rede social ou em seu blog, por exemplo.
2. Segmente suas listas de contatos
A segmentação da liderança e lista de contatos é importante para fornecer ideias de comunicação para seus cabos. Existem muitas formas do segmento: do perfil do público de destino, por pessoa, após as fases do funil ou mesmo com um interesse demonstrado.
Você pode criar tantos segmentos que você precisa, mas nunca pare de fazê-lo! Além disso, é essencial não generalizar sua comunicação.
3. Qualifique seus leads
Leads qualificados são aqueles que mostram mais interesses para seus produtos e serviços ou maior envolvimento com a marca. Ou seja, eles estão mais próximos da conversão para as vendas de outros.
A principal qualificação é o processo de atribuição de uma pontuação para cada contato. Leads qualificados ajudam na segmentação das listas. E mais do que isso: também mostra onde vale a pena investir seus esforços para as melhores possibilidades de conversão.
4. Crie fluxos de nutrição de emails
A nutrição dos leads é um processo muito importante, mas pode se tornar complexo muito rapidamente. Mesmo em pequenas empresas, não é possível cuidar de cada disparo de e-mail.
Portanto, é necessário ter uma poderosa ferramenta de automação de marketing. por exemplo, o software da Bulldesk. A automação garante que nada será esquecido e que todas as suas comunicações seguirão o padrão de qualidade determinado por você. Além disso, economiza tempo e permite que você mantenha o foco, onde seus talentos realmente precisam: em decisões estratégicas.
5. Mostre os benefícios que seu produto/serviço irá trazer para o cliente
O cliente deve sentir uma vantagem no seu produto ou serviço, pois existem outros tantos na internet, então ele precisa perceber o valor. Afinal, não há motivos para querer receber por email algo que você pode encontrar em qualquer lugar na internet, não é?
Quando o assunto são ofertas e promoções, elas devem apresentar um valor considerável para os leads. Nesse sentido, é preciso que eles realmente se sintam privilegiados com aquela comunicação.
6. Seja persuasivo
A verdade é que, independentemente do perfil do seu cliente, não pode ser invasivo na comunicação. Estratégias de marketing que estão mais tentando vender algo a todos os custos, não funcionam.
Para liderar um cliente possível pelo funil de vendas, você deve ser persuasivo na linguagem e tipo de mensagem que deseja transmitir. Dessa forma, você deve envolver a cabeça para que ele pense que identificou sua necessidade de consumo sozinho, assim como a solução ideal para ela.
7. Utilize CTA’s
Se o tema tiver que colocar os olhos e induzir ações, não há nada mais eficaz do que o título criativo e bem construído. Aliados à CTA (Ação a Ação ou Testes de Ação), você pode adicionar energia a qualquer comunicação.
Então, siga estes títulos interessantes e criativos para criar as seguintes técnicas editoriais:
- Use verbos em imperativo;
- Ser objetivo e ser claro;
- Use termos que consistem no sentimento exclusivo do conteúdo;
- Instituir a curiosidade do leitor.
8. Faça follow-ups
Seu trabalho não termina no momento da venda! Pelo contrário: agora, dado que este lead se tornou um cliente, é hora de continuar sua estratégia para fins de lealdade.
Você pode criar e-mails de monitoramento. Ou seja, uma comunicação que visa receber comentários dos clientes e mostrar que sua equipe está disponível para resolver problemas.
Gostou desse passo a passo? Então, confira mais dicas sobre marketing e vendas em nosso blog.