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psicologia das cores

Psicologia das cores: O significado de cada cor e como usá-las em sua marca

Tempo de leitura: 6 minutos

Já citamos, muito nos textos aqui do blog, a importância da identidade visual e ela, realmente, é um fator muito relevante para as marcas. Então hoje trouxemos um dos principais elementos dela como tema: Psicologia das cores.

A psicologia das cores é um estudo que busca entender as reações do nosso cérebro em relação às cores. Ela é muito utilizada no marketing pelas marcas para causarem o efeito que desejam no público.

O poder das cores

Segundo um estudo que identifica o que os seres humanos mais lembram, guardamos apenas 10% do que escutamos e 20% do que lemos. Contudo, em relação ao que vemos, nossa memória recorda de 80% das coisas.

Para o marketing, esses dados são muito importantes, visto que você quer impactar seu público com suas ações, campanhas e anúncios. Para isso, você precisa escolher a cor certa para o contexto que você irá utilizar. Existe um conceito no neuromarketing que diz “Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor”. Para compreendê-lo, é importante entender o poder que as cores têm de induzir as pessoas a uma ação.

Você pode me dizer que cada pessoa tem suas cores favoritas e por isso o sentimento sobre cada uma não é igual para todos. Mas acredite, até mesmo aquela cor que você nunca compraria uma peça de roupa sequer, pode te induzir a uma ação favorável a marca se usada corretamente. As cores estão diretamente ligadas às emoções. Como sabemos, se você gera algum sentimento no seu público, você tem grande chance de persuadi-lo ao que você quer.

De acordo com pesquisas, 93% dos consumidores consideram que o impacto visual é um dos fatores que mais contribui para a decisão final de compra. Portanto, não subestime a psicologia das cores, ela tem muito poder de influência.

O significado de cada cor

Vermelho: energia, excitação, velocidade, desejo, fúria, etc

Além de intensa, é uma cor apelativa que transmite urgência e, por isso, é muito utilizada em promoções e liquidações. Assim como em redes de fast food, por induzir a pessoa a saciar a fome imediatamente.

Uma cor muito ousada, então não se prenda.

Rosa: amor, felicidade, charme, delicadeza e feminilidade. Também muito associada à infância, inocência e pureza. 

Se deseja usá-la de forma mais clean, pode optar pelo rosa pastel, muito utilizado em marcas de roupas infantis ou lojas de doces. Contudo, se trabalhada em contraste com tons mais escuros, gera um sentimento de elegância e sensualidade.

Laranja: entusiasmo, humor, calor e extravagância. Irradia ânimo e estimula a criatividade.

Assim como o vermelho, trata-se de uma cor muito intensa. Por isso, muitas marcas optam por ela quando desejam transmitir toda essa energia, mas de uma forma mais suave.

Quando trabalhada no tom mais sutil, como pêssego por exemplo, é vista como uma cor alegre, mas elegante. Já os tons mais escuros como terracota são vistos como aconchegantes e transmitem conforto.

Amarelo: alegria, felicidade, serenidade, sabedoria, confiança, calor, atenção e perigo.

Uma cor que remete à atenção e pode ser relacionada ao perigo. Porém, você também pode usar isso a seu favor, basta contextualizar. Como a cor estimula a concentração, é muito usada para CTA’s. Dessa forma, o leitor presta mais atenção quando o botão é desta cor e consegue compreender mais rapidamente a mensagem que a marca quer passar.

No branding, essa cor pode ser percebida de diferentes formas, uma cor muito eficaz por ser notada facilmente, mas também pelo mesmo motivo pode ser considerado apenas um truque de atração. Portanto, procure atentar-se para usá-la apenas para destacar e não como a cor principal de um design. 

Verde: calma, natureza, harmonia, saudável, renovação, frescor, cura e equilíbrio.

Uma cor, diretamente, ligada à natureza e tudo que ela nos proporciona. Muito utilizada em marcas de produtos saudáveis e clínicas. Também podemos encontrá-la em marcas que você pode pensar que não têm nada a ver com esses conceitos. Contudo, eu te garanto que tem e você pode achar que seu cérebro não interliga esses fatores, mas isso acontece naturalmente.

Exemplos: Spotify, um aplicativo muito famoso de músicas, você pode se perguntar o que isso tem a ver com natureza, tudo. A natureza traz sensações de relaxamento, renovação e sons agradáveis como o dos pássaros e para muitos a música gera exatamente os mesmos sentimentos. Quem nunca escutou uma música quando se sentiu estressado?

A Monster é outro ótimo exemplo disso, uma marca de energéticos e aí você pode pensar “mas energético não é nem um pouco saudável”. Mas o uso do verde como cor principal não é relacionado ao fato de ser saudável, e sim ao frescor e sentimento de renovação que aquela bebida te proporciona.

Azul: espiritualidade, tranquilidade, estabilidade, aconchego, confiança, honestidade, calma, paz e frio

Por ser uma cor também muito relacionada à natureza, quando usada em tons mais claros, transmite sensações como frescor e pureza. Em tons medianos, como o caso do Facebook, remete a confiança, sucesso e liderança. Já em tons mais escuros, exala poder e segurança. Se quiser dar um ar de entusiasmo pode arriscar usar um azul turquesa.

Roxo ou violeta: nobreza, espiritualidade, sabedoria, paz, conhecimento, poder, respeito, concentração e sensualidade.

Assim como o laranja, estimula a intensidade, o entusiasmo e a criatividade. Nesse sentido, pode ser uma ótima opção para aqueles que acham o laranja uma cor muito forte. É uma cor muito agradável aos olhos e até mesmo para os que não são muito fãs dessa cor, acabam por prender sua atenção quando impactados por ela. 

Quando usado em tons mais escuros, inspira a sensação de luxo ou privilégio. Por esse motivo, é uma cor muito utilizada por marcas que queiram transmitir esse sentimento ao seu público.

Preto: poder, elegância, sofisticação, riqueza, estilo, seriedade, luxo e mistério.

É uma cor neutra, mas que chama muita atenção, não existe cor que não contraste com ela de maneira agradável. Por isso, é muito usada como fundo para qualquer outra cor que necessite de destaque.

Importante perceber que alguns tons não caem tão bem no preto e podem acabar estourando, o que fará com que fique visualmente desagradável. Entretanto, na maioria das vezes, se você alterar um pouco o tom, saberá para qual lado deve ir e irá alcançar um contraste incrível.

Escolha as suas cores e seja autêntico

Lembre-se, a cor tem grande impacto no seu público, dê cor a sua marca e crie uma paleta incrível. Se mesmo assim sentir que precisa de uma luz, podemos te ajudar na construção da sua paleta de cores e na sua identidade visual. Conhece alguém que esteja passando por esse processo? Já compartilha esse post sobre a Psicologia das Cores para ajudá-lo(a).

Quer ficar por dentro de mais estratégias de Marketing para sua empresa? Então confira o nosso blog! Toda semana temos conteúdo novo e só precisa de poucos minutos do seu dia para aprender sobre algumas ações essenciais para seu negócio.

*Post em parceria com a Mind Marketing

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