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Automação de Marketing: O que é? Quais as vantagens?

Tempo de leitura: 5 minutos

Automação de Marketing é o uso de ferramentas para automatizar processos de marketing digital. Com isso, é possível você identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público.

Ela é indispensável para que você esteja presente nos diferentes estágios de compra dos seus leads. Além disso, você pode usar de formulários e outras ações a fim de captar mais leads. Assim, você gera mais oportunidades e acelera o processo de vendas da sua empresa, além de centralizar informações sobre a sua base.

A automação de marketing conta com uma série de benefícios, desde captar mais leads até a fidelizar o público, independente de qual for o seu modelo de negócio. Através da automação, você poderá disponibilizar ao seu lead tudo que ele precisa dependendo do estágio de compra dele, de maneira automatizada, demonstrando que você entende as suas necessidades.

Nós da Social Trends somos consultores certificados do nosso parceiro Bulldesk, uma das melhores empresas do Brasil. Eles são especializados em alcançar os melhores resultados para nossos clientes.

Por que investir em automação de marketing?

Um dos benefícios de sua empresa ter uma ferramenta de automação é a praticidade. Com ela é possível criar mensagens específicas para públicos segmentados de uma forma simples, além de poder acompanhar os resultados. Além disso, há estudos que mostram que empresas que utilizam a Automação geram 4,3 mais leads dos que as não usam. Dessa forma, você pode ter mais oportunidades de fechar negócios.

Do mesmo modo, você pode enviar informações certas para os leads em cada etapa da jornada de compra. Assim há uma nutrição mais efetiva do seu contato, o guiando para o momento do fechamento. Ou seja, com um projeto bem implementado, criando um ciclo fechado de geração de conteúdo, com coleta de dados e ativação dos contatos, é questão de tempo para o seu negócio se destacar dos concorrentes!

Quais as vantagens/benefícios?

Maior geração de leads

A automação facilita os processos usados para atrair e capturar mais leads. Você pode criar landing pages para captar novos leads e fazer disparos de e-mails para uma segmentação. Você também pode criar campanhas, utilizar layout para os seus e-mails, criar e muitas outras funcionalidades.

Assim que as automações forem configuradas, os novos leads podem se tornar clientes em pouco tempo. Elas permitem que você crie fluxos de comunicação (via e-mail, sms, whatsapp) para uma base de contatos segmentada.

Nutrição, fidelização e upsell de leads

É muito comum que a pessoa demonstre interesse no seu produto ou serviço, se torne um lead, mas ainda não esteja pronto para tornar-se um cliente por diversos motivos. Às vezes são motivos financeiros, mas também pode ser porque ele simplesmente ainda não percebeu que existe um problema e ele pode resolvê-lo com a solução da sua empresa.

Independente do motivo, são leads que ainda não estão na etapa de compra, mas que em breve, se você mantiver o relacionamento, podem vir a estar. Esse relacionamento é chamado de nutrição, onde você fornece mais informações que agregam valor para o lead dependendo do estágio do funil em que ele estiver. Dessa forma, mantem ele próximo da sua empresa para quando o momento da efetivação da compra chegar e a automação te ajuda a manter esse relacionamento sem muito esforço.

Quando a fidelização, se você pode nutrir para que o lead seja um cliente você pode nutri-lo para demonstrar que você permanece alí mesmo após a compra. Você pode tirar dúvidas frequentes, mandar dicas e muitos outros conteúdos de valor para demonstrar que se importa com a experiência do cliente com o seu produto ou serviço. É muito mais provável que ocorra o upsell quando a empresa se mantém presente para o cliente.

Qualificação para o momento de compra

Como descrito no tópico anterior, a automação nutri o lead com informações relevantes para cada estágio do funil, o que chamamos de qualificação. Um lead qualificado faz toda a diferença no momento da compra, principalmente para o vendedor. Um lead que já entende do assunto porque já obteve informações de valor e foi pesquisar mais sobre precisa apenas de um amparo para tomar a decisão de compra.

Isso implica em menos insistência e contato por parte dos vendedores para conseguirem realizar a venda.

Lead Scoring

Esse é com certeza um dos diferenciais dos softwares de automação de marketing. É um sistema de pontuação para classificar um lead, fazendo assim uma distinção entre aqueles que estão mais perto da etapa de decisão de compra. Ele auxilia na hora de saber quais leads estão preparados para receber.

Quanto mais pontos o lead tiver, mais qualificado ele está para receber um contato do time de vendas ou até mesmo uma proposta de fechamento de um acordo.

Por exemplo:

– 10 pontos se clicar em um e-mail;

– 30 pontos se converter em um conteúdo de meio de funil;

– 50 pontos se fizer o download de algum e-book.

Assim, você pode deixar automatizado para que quando algum lead alcance uma determinada pontuação, ele entre em uma campanha.

Para saber mais sobre Automação de Marketing, nós recomendamos o post Como usar a Automação de Marketing para extrair mais oportunidades para vendas, do Bulldesk. Boa leitura e  comece a implementar as dicas hoje mesmo no seu negócio!



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