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O que é Análise SWOT? Na décima edição de seu livro “Administração de Marketing” Philip Kotler oferece uma definição de análise SWOT: “A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats.)”
A Análise SWOT ou FOFA (em português) é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para a tomada de decisões e foi criada nos anos 60 por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford. Ou seja, essa técnica é essencial para quem tem um negócio. Assim, é possível evitar alguns erros nas estratégias.
Quais os objetivos da Análise SWOT?
- Efetuar uma síntese das análises externas e internas.
- Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
- Preparar opções estratégicas: riscos e problemas a resolver.
- É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumentando das oportunidades, etc.
- Realizar previsão de vendas em conformidade com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.
- Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – integração e padronização dos processos, eliminação de redundância e foco na atividade principal.
- Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – fiabilidade e confiança nos dados, informação imediata de apoio à gestão e decisão estratégica e redução de erros.
Observações sobre a Análise SWOT
- As forças são atributos internos positivos da sua organização, eles estão sob seu controle;
- As fraquezas são fatores negativos que prejudicam os seus pontos fortes. Ou seja, são fatores que precisam ser melhorados para você se tornar mais competitivo;
- Oportunidades são fatores externos em seu ambiente de negócios, que de alguma forma, irão contribuir com o seu sucesso;
- E as ameaças são fatores externos que você não consegue controlar. Por isso, a maioria das empresas desenvolve planos de contingência para lidar com esses riscos potenciais.
Após entender a Análise SWOT, será possível definir estratégias para que sua empresa possa entender quais ações serão necessárias para corrigir erros e aproveitar oportunidades. Por isso, é interessante que seja feita uma análise a cada 6 meses ou anualmente, pois os cenários estão em constante mudança.
Desse modo, uma conversa com a sua equipe de Marketing para realizar uma análise SWOT das estratégias digitais da sua empresa é importante. Uma vez que uma equipe de especialistas pode trazer insights interessantes e de grande valor.
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