Tempo de leitura: 3 minutos
O Moodboard, também conhecido como inspiration board, consiste em uma colagem digital ou física de ideias, um universo de cores. São muito utilizados por arquitetos e designers em várias áreas. Além disso, pode ser traduzido em “painel de imagem conceitual”. Nesse quadro cabe tudo aquilo que pode ajudar você a definir a direção do seu projeto: fotografia, designs, ilustrações, paletas de cores, texturas ou conceitos descritivos.
Por que usar um Moodboard?
Muitas vezes quando olhamos para um briefing, temos uma percepção de projeto diferente do que o cliente pode imaginar. Por isso, é interessante que, além de usar apenas briefing, usemos também um moodboard para alinhar a nossa ideia e inspirações para o projeto com o cliente. Assim, evita aquela dor de cabeça de entregar um projeto que precisará ser refeito.
Onde criar um Moodboard?
Uma ferramenta muito interessante é a InVision. Uma completa e gratuita plataforma. Além disso, você poder criar seus MoodBoards através da opção Board, poderá criar também, protótipos e esboços desenhados “à mão”.
Para criar seu Painel de Sentimentos, basta arrastar as imagens para sua board e reordená-las da forma que achar interessante. É possível destacar algumas das imagens com tamanhos maiores, mas cuidado porque isso pode influenciar a percepção do cliente. Desse modo, vai dar maior importância a um conteúdo ou a outro.
Outra ferramenta é o Illustrator, sendo uma forma bem prática de trabalhar no projeto enquanto pode ter as referências abertas dentro do próprio programa. Você pode trabalhar em A4 ou A3 (esse último tamanho é o mais confortável). Importe as fotografias com as quais você quer trabalhar e deixe-as espalhadas ao redor do documento, sem ordem. Esse será o seu Moodboard digital.
Um site para criar Moodboard é o github. Ele permite criar mapas mentais e assim ampliar seu horizonte quando estiver procurando por itens relacionados. No Github, você além de mapas mentais pode usar imagens. O melhor? É um site grátis que você pode compartilhar o link do projeto diretamente com o cliente ou alguém que vá te ajudar no projeto.
4 sites para buscar inspirações para seu Moodboard.
- Tumblr
- Behance
Vamos aplicar?
Agora que você já sabe o que é e como criar um moodboard, que tal começar a desenvolver um projeto? Mesmo que você ainda não tenha nenhum ou poucos clientes, é sempre interessante treinar suas habilidades. Uma dica é criar projetos para clientes fictícios e assim ir construindo um portfólio. Dessa forma, você poder atingir com mais precisão o nicho que você deseja atender.
Se você gostou desse artigo, então não esqueça de compartilhar com seus amigos! Caso queira aprender mais sobre design e marketing digital te convido a ler nosso blog.