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O mundo atualmente, sem dúvida, está cada vez mais digital. A forma que nós nos conectamos com pessoas é através de boas histórias, seja de um influencer ou de um amigo, e no marketing não é diferente. Chamamos essas histórias de storytelling e hoje nós falaremos um pouco mais sobre essa técnica.
Storytelling nada mais é do que contar histórias de maneira relevante. Ou seja, é a utilizar textos e recursos audiovisuais para transmitir conteúdo por meio de um enredo bem elaborado e uma narrativa fascinante
Quando estamos em processo de criação de um conteúdo, é preciso pensar em contar essa história de uma maneira que consiga reter a atenção do interlocutor, esteja ele onde estiver. Além disso, de preferência, o conteúdo deve ser marcante, com intuito de ficar na memória dele.
Mas o que é necessário para montar uma boa história?
- Em primeiro lugar, é necessário montar uma narrativa bem articulada, com começo, desenvolvimento e final específicos. Assim capturar o público – seja por meio do drama, da tragédia, da comédia ou da ação, não importa.
- Visual;
- Usar diálogos reais;
- Ter um personagem que seja identificado com o público-alvo que deseja atingir;
- Despertar emoções;
- E por fim, existir algum conflito para que seja resolvido até o final da narrativa.
Os 4 tipos de storytelling mais comuns no mercado
Informativo
É aquele que agrega valor a partir do conhecimento. Sobretudo, ele é produzido para auxiliar aquele prospect que está querendo saber mais sobre o seu produto. Trabalhe com dicas, hacks e recomendações de uso. Dedique-se para ensinar esse potencial cliente.
Serviço
São conteúdos que servem para ajudar sua audiência. Certamente, a lógica por trás do conteúdo de serviço é simplificar a vida das pessoas, resolver algum problema ou até mesmo economizar tempo.
Comunicação
Esse conteúdo cria um senso de comunidade ao redor de elementos ou do produto em si. Trabalhar com essa vertente é bem simples: desenvolva ações que acolham as pessoas e gere comunicação espontânea. Além disso, ela dá margem para estimular influenciadores e aproximar interesses em comum.
Entretenimento
Neste tipo de conteúdo o intuito é promover experiências à audiência. Dessa forma, é bom investir em conteúdos que tenham significado e tragam momentos marcantes para quem interage.
E aí, você anda criando histórias que engajam? Curtiu esse texto? Então, confira mais dicas sobre marketing e vendas em nosso blog. A Social Trends pode te ajudar a aumentar seus resultados no meio digital.