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Um dos fatores que mais proporcionou o crescimento do marketing digital sem dúvidas foi a facilidade de mensurar dados. Se você tem a possibilidade de medir os resultados de uma estratégia de marketing, automaticamente você terá mais facilidade de saber o que de fato dá certo e o que não funciona. Nesse sentido, os testes A/B são essenciais para as suas campanhas.
Atualmente, os testes A/B são vistos como a melhor forma de aprimorar suas estratégias de marketing digital. Através desse tipo de teste, você saberá o que gera mais resultado para sua marca. Além disso, é possível ter noção de quais mudanças devem ser realizadas no seu site, e-mail marketing e redes sociais, que te ajudarão a converter mais, legal né?
O que são
São testes que permitem que você compare duas variáveis de marketing e dessa forma, defina qual delas mais gera o resultado que você deseja. Vale ressaltar que não estamos tratando de testes multivariados, estes apresentam diferença em mais de uma variável, no teste A/B apenas uma variável muda.
Ele permite que você tenha um resultado concreto do que converte mais para sua persona. Dessa forma, você não precisa quebrar tanto a cabeça para descobrir o que atrai mais sua persona ou com que tipo de posicionamento ela mais se identifica.
Além disso, diversas estratégias podem ser testadas. Você pode testar isso nas suas campanhas, em suas redes sociais, em mídia paga, em e-mails, landing pages, etc. Nesses meios você pode testar as seguintes variáveis:
- Botões CTA (Call To Action) – sua cor, localização, escrita, etc;
- Imagens;
- Cores
- Títulos e intertítulos;
- Disposição dos elementos;
- Horários;
Ferramentas para realizá-los
Google optimize
É uma ferramenta do Google para realização de testes A/B. Por meio dela, é possível testar algumas variações do seu site. Assim, você consegue potencializar as conversões.
A fim de aproveitar melhor a ferramenta, ela já é integrada ao seu Google Analytics. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar os pontos de melhoria, mudá-los e medir os resultados na plataforma.
Optimizely
A Optimizely é uma ferramenta de experimentação que permite a interpretação e o compartilhamento de ideias, testes e resultados para todos.
Mais direcionado àqueles que constroem sites, mas que não te obriga a ter conhecimento avançado sobre programação para dominá-la. Para isso, é necessário apenas que seja adicionada uma linha de javascript no site para que funcione.
AB Tasty
Direcionada, principalmente, para e-commerce com foco em omnichannel, a empresa também oferece testes multivariados, análise de dados e personalização.
Marcas muito conhecidas como Carrefour, Heineken e Mc Donald’s estão presentes no portfólio da empresa. Ou seja, só mostra o quanto essa ferramenta é útil.
VWO
Uma ferramenta completa, que oferece ao usuário além de testes A/B a otimização de conversões, com ela você tem a possibilidade de testar diferentes URL’s, mapas de clique e calor, acompanhamento de conversões e personalização.
Adobe Target
Com essa ferramenta você irá obter todas as informações sobre seus testes A/B, desde o layout da experiência do usuário até a cor dos CTA’s que eles mais clicam.
A ferramenta também é famosa por suas diversas possibilidades de uso. A partir do recurso de otimização da Adobe, é possível personalizar estratégias omnichannel, testes detalhados e automação.
E aí, já tinha conhecimento sobre esse tipo de teste? Essas ferramentas, com toda certeza, podem te ajudar muito a realizá-los. Esperamos que esse post tenha sido útil para você!
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